50 dicas

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER O CARDÁPIO

Descrevo abaixo,  50 dicas que de uma forma ou outra acabam ajudando a tornar o cardápio mais magro, auxilia para as pessoas que estão seguindo um programa para emagrecer e  praticam atividade física moderada.

PREPARAR A REFEIÇÃO COM INGREDIENTES MAIS MAGROS, É O PRIMEIRO PASSO PARA MANTER SEU CORPO EM FORMA, SIGA ESTAS DICAS E FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS.

1.  O limão é um ingrediente indispensável a todas as dietas: Dá sabor aos pratos e não engorda nadinha. E você ainda pode usá-lo em refrescantes e enxutas limonadas…

2. Na hora de comer seu pãozinho de todo dia, lembre-se: Margarina light é menos calórica do que a manteiga. E queijo cottage, mais magro ainda, e espalhado no pão e dourado no forno , fica uma delícia.

3. Vai assar carne para o jantar? Prefira caldo de legumes ou água para o cozimento, nada de azeite ou óleo.

4. E, já que falamos nele, procure diminuir o uso do óleo, da manteiga ou da maionese. Quando for inevitável, prefira óleo de canola, que é mais saudável porque não eleva as taxas de colesterol.

5. Compre um jogo de panelas antiaderentes e esqueça da gordura até o próximo inverno.

6. Não abuse do sal na comida, porque ele provoca a retenção de líquidos. Como tempero, prefira as ervas  como salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, orégano, e sálvia. Sem o sal, você até sente melhor o gosto dos alimentos.

7. Asse o frango no suco de laranja em vez de usar óleo.

8. Exclua as carnes gordas do seu cardápio. No dia a dia, lembre que cada grama de gordura tem 9 calorias, enquanto a mesma quantidade de proteína e carboidrato tem 4 calorias.

9. Regule o azeite e o sal usados nas refeições: 4  ou 5 colheres (chá) rasas de qualquer tipo de gordura por dia são o recomendável. No caso de maionese e da margarina light, você pode usar um pouco mais. Mas modere mesmo assim.

10. Prepare as verduras no vapor ou no micro-ondas, em vez de refogá-las com óleo ou manteiga.

11.Substitua o creme de leite das receitas por iogurte desnatado. Misture o iogurte à receita depois de desligar o fogo, com uma pitada de bicarbonato de sódio, para não talhar.

12. Molho branco, só se for inevitável, e mesmo assim na versão light, use leite desnatado com farinha de trigo e noz-moscada.

13. Não coloque molho nas carnes. ele acrescenta muitas calorias ao prato.

14 . Bebidas alcoólicas são extremamente  calóricas, por isto evite ao máximo as destiladas, (uísque, vodca) e, se for inevitável prefira as fermentadas.

15. Outra dica para comer seu pãozinho: Passe um pouquinho de geleia diet, em vez de manteiga, margarina ou requeijão.

16. Use e abuse dos cogumelos, eles têm poucas calorias e muitos nutrientes.

17. No café da manhã, substitua o leite integral pelo desnatado.

18. Coma 1 ovo cozido em vez de dois ovos fritos, que são muito gordurosos.

19. Faça omeletes só de claras com legumes picados e 1 colher de chá de queijo parmesão.

20. Substitua a granola por flocos de milho sem açúcar ou cereais menos calóricos como All-Bran.

21. Na cozinha, troque o leite integral e os ovos inteiros, no preparo dos pratos, por leite desnatado  e claras de ovos.

22. Pintou vontade de comer doce? Em vez de devorar aquela barra de chocolate, prefira comer uma fruta, banana, laranja, maçã, e tantas outras.

23. Aliás, nada de achar que chocolate dietético está liberado. Ele pode não ter açúcar , porque é feito para diabéticos, mas contém gordura que ameaça a silhueta.

24. Uma salada de rúcula, alface, palmito e tomate, faz bem e deixa seu corpo enxuto. À saúde idem.

25. Sucos fazem bem, mas de preferência coma a fruta, você economiza nas calorias e usufrui dos benefícios integrais do alimento.

26. Duas bolachas de água e sal ou cream cracker, equivale a 1/2 pão francês. Você sabia disso?

27. Faça pipoca na panela antiaderente e não use nenhum tipo de gordura. Ou opte pelas de micro-ondas que possuem o selo light, têm menos calorias.

28. Troque iogurte integral por desnatado. São 50 calorias a menos.

29. Peixe no vapor é fácil e leve, tempere e cozinhe em banho-maria.

30. Encomendar comida japonesa é uma opção light para as noites especiais. Mas resista aos fritos e sobremesas.

31. O bife acebolado parece irresistível? Ok, então acostume-se a diminuir o tamanho da porção de carne, e coma sempre acompanhado por uma salada.

32. Prefira hambúrguer de peru, na chapa, ao de carne bovina, frito. É uma troca inteligente e saudável.

33. Em vez de sorvete de chocolate, contente-se  com um de frutas.

34. Saladas, sorvetes e mousses de frutas são menos calóricas do tortas, bolos, e tudo o que é à base de chocolate, ou creme de leite.

35. Asse a batata com casca em vez de fritar. Rende mais, e engorda menos.

36. Em vez de uma xícara de sala de macarrão com maionese, prefira 3 xícaras de salada de espinafre com 2 colheres (sopa) , de molho para salada de baixa caloria.

37. Pizza? Escolha a de berinjela, mas nunca a de quatro queijos, é muito calórica.

38. Na hora de comer atum, prefira o enlatado em água e sal, tem a metade das calorias, em relação ao conservado em óleo.

39. Não vá comer 2 colheres (sopa) de maionese light, só porque possui a metade das calorias, opte por 2 colheres (chá) rasas mesmo: A ideia é perder peso , lembra?

40. Na hora de escolher a sobremesa, lembre-se de que compotas de frutas são menos calóricas, do que tortas, bolos e pavês…. você come só o açúcar da fruta, e ainda se livra fa gordura dessas delícias perigosas.

41. Prefira sanduíches de pão integral recheados com ricota ou cottage, alface e tomate, saciam e não engordam.

42. Aliás, não tem nada a ver ficar comendo pães gordos, não é? Prefira sempre os do tipo sírio, ou as versões light, pão integral, por exemplo.

43. Na hora de comer frango e aves, não se esqueça de tirar a pele.

44. Manga, abacate e uva, são as frutas que contém mais calorias.

45. Troque os queijos amarelos, por queijos brancos, que são mais light.

46. Quando for possível, troque até os queijos brancos, por queijo cottage.

47. Se vai receber os amigos em casa, fique de olho nas famosas beliscadas. Em vez de batatas fritas, que tal uma porção de picles  ou de frutas secas.

48. Carpaccio e kani, incrementam e tem baixa caloria.

49. Verduras e legumes congelados quebram um galho e são ótimas opções de acompanhamento para tudo. Tenha sempre na geladeira para incrementar as suas refeições.

50. Na hora da salada, um pouco de shoyu faz milagres. Limão iogurte, ervas finas, vinagre, também são boas opções

                                                                                                                                          

error: Content is protected !!